Drone militar atacou soldados na Líbia de modo autônomo

Drone militar atacou soldados na Líbia de modo autônomo
STM Kargu

Um drone militar de operação autônoma atacou um comboio militar em retirada do general líbio Khalifa Haftar, durante um confronto ocorrido no ano passado na Líbia, pais que desde esteve em guerra civil entre 2014 e 2020. A informação está em um relatório produzido pela ONU (Organização das Nacões Unidas).

+ Alexa faz brincadeira pesada com usuário e vídeo viraliza; confira
+ Facebook anuncia novas medidas contra fake news
+ Among Us está de graça na Epic Games Store
+ Canadá quer enviar robô para a Lua até 2026

O drone Kargu-2 é produzido pela empresa turca STM e utiliza inteligência artificial para designar a atacar alvos. “Os sistemas armados autônomos letais estavam programados para atacar alvos sem necessidade de conexão entre o operador e a munição: de fato, uma verdadeira capacidade fire, forget and find” (dispara, apaga e busca), refere o relatório da ONU.

O equipamento foi utilizado pelas forças do Governo do Acordo Nacional líbio, um dos grupos do conflito, durante uma ofensiva contra as forças rebeldes da Câmara dos Representantes da Líbia e do Exército Nacional Líbio, que acabou resultando em um cessar-fogo.

Ao se aproximar do seu objetivo, o equipamento é capaz de detonar uma carga explosiva de fragmentação (ou outros tipos de munição) e ainda é capaz de operar em enxame, de maneira coordenada com até outros 20 drones do mesmo modelo. Vídeos divulgados pelo fabricante na internet demonstram a capacidade do equipamento.

 

Back to top